Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A PSR lançou a versão 5.28 do NCP, modelo de despacho ótimo de curto prazo utilizado na programação diária ou semanal com o objetivo de minimizar custos ou maximizar receitas de vendas ao mercado. O programa possui mais de 100 licenças ativas por empresas e operadores em todo o mundo.

Uma das principais inovações da versão é a integração com uma nova ferramenta de Fluxo de Potência Ótimo AC. O mecanismo oferece um método refinado de validar a programação de despacho calculada pelo NCP no fluxo de potência AC, além de otimizar os níveis de reativo e tensão na rede.

Segundo a consultoria, além de proporcionar uma representação mais precisa da rede de transmissão e se aproximar mais das condições operativas reais, a solução será de bastante utilidade para os operadores de diversos sistemas devido a sua integração automática com o NCP diretamente no mesmo modelo computacional.

Outros aprimoramentos

Além das tarefas de refatoração de modelagem matemática como a operação de hidrelétricas reversíveis, perdas hidráulicas e mercados de energia elétrica, a versão 5.28 do NCP oferece funcionalidades mais sofisticadas associadas à representação de inércia para geradores termoelétricos, ofertas de preços de energia para baterias e fontes renováveis, cenários de preços de combustível, entre outros aprimoramentos.

Outro destaque é a API (interface de programação de aplicações), agora disponível em linguagem Python, numa variedade de pacotes que podem ser combinados para gerenciar estudos, automatizar simulações, integração com sistemas SCADA e processar resultados de forma eficiente.