Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Evolua Energia e a Trinity Energias Renováveis criaram uma joint-venture com o objetivo de explorar as recentes mudanças regulatórias do mercado livre de energia. A expectativa é atingir mais de 10 mil clientes dentro dos próximos quatro anos, entre médias e grandes empresas com demanda mensal entre 30 kW e 500 kW.

A partir do acordo, as partes irão aproveitar a sinergia das operações para complementar as competências de cada uma. Enquanto a primeira atua no segmento de geração distribuída, com a experiência no varejo, a segunda é uma comercializadora com mais de dez anos de experiência no atacado.

O foco central está na simplificação dos processos de forma automatizada, integrando tecnologia ao ciclo de contratação e ao relacionamento para uma abordagem mais próxima e personalizada. “A ideia é facilitar a interação e aumentar o tempo de vida do cliente com a empresa”, comenta o CEO da Evolua Energia, Tarcísio Neves.

A iniciativa também mira uma preparação para expansão das operações aos segmentos de baixa tensão e residencial, à medida que o ACL avança. “Estamos nos antecipando às mudanças que beneficiarão todo o segmento, de maneira similar ao observado em outros mercados globais, como na Europa e EUA”, completa o CEO da Trinity, João Sanches.

A comercializadora transaciona atualmente um volume de mais de 2 GWm (equivalente a mais de 1,5 bilhão de kWh) por mês, o que corresponde a 5% do mercado livre, enquanto a Evolua tem uma atuação direta em oito estados, atendendo mais de 60% dos municípios das regiões. Com a joint-venture, a desenvolvedora de GD passa a ter uma atuação nacional, atendendo a todos os estados.

Visando conquistar os novos potenciais clientes, as empresas apostam ainda em diferenciais competitivos como o uso de uma plataforma de CRM, e o foco na experiência do cliente e na escala do modelo de negócio. Adicionalmente, o projeto busca transcender a simples venda de energia limpa, auxiliando os clientes a obterem certificados de energia renovável, selos de energia limpa e o I-REC, um reconhecimento internacional de abastecimento sustentável.