Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A ISA Cteep obteve a Licença Prévia e as licenças de Instalação e Operação do projeto Piraquê, que prevê oito linhas de transmissão (sete de 500 kV e uma de 345 kV) com 938 km de extensão entre Minas Gerais e Espírito Santo, além da construção de duas novas subestações e da ampliação de outras seis já existentes. Os documentos foram emitidos pela Fundação Estadual de Meio Ambiente, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

As obras da companhia poderão ser iniciadas em território mineiro, cuja extensão chega a mais de 850 km do projeto, com duas novas subestações (Janaúba 6 e Capelinha 3) e expansão de três (Jaíba, Janaúba 3, Governador Valadares 6). A previsão é de abertura de mais de 7 mil vagas de empregos diretos e indiretos durante a construção.

Piraquê foi arrematado no Lote 3 do Leilão de Transmissão nº 01/22, realizado pela Aneel. Com investimento previsto pelo regulador de R$ 3,7 bilhões e Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 326 milhões no ciclo 2024-2025, o empreendimento deve ser concluído até setembro de 2027.