Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Bastante aguardada pelo mercado, a entrada da Petrobras nas energias renováveis ainda não foi anunciada, mas a estatal segue avaliando projetos. De acordo com o diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da empresa, Mauricio Tolmasquim, as conversas continuam e os projetos greenfield ou aqueles que estejam em construção levarão vantagem na escolha. “Estamos olhando principalmente projetos que não tenham entrado em operação”, explica o executivo, que participou esta segunda-feira, 29 de junho, do Latin American Energy Economics Meeting, no Rio de Janeiro (RJ). No ano passado,  foi anunciado no Plano Estratégico – 2024-2028 investimentos de cerca de US$ 5 bilhões em eólicas, solares e hidrogênio.

Antes, usinas em operação também estavam no radar da estatal. Sem dar um prazo para a primeira aquisição, Tolmasquim refutou pressa na aquisição dos ativos renováveis, salientando que o projeto adquirido tenha a segurança de ser sólido e que dê retorno. Ele não descartou a entrada de sócios nos empreendimentos. “Pode ter parceiros”, avisa. Comenta-se que uma parceria com a Eneva chegou a ser discutida, mas não foi à frente.

Essa seria a volta da Petrobras à seara da renováveis – no passado, ela detinha eólicas e PCHs que foram vendidas. O diretor da Petrobras disse que a troca no comando da estatal – Jean Paul Prates deu lugar a Magda Chambriard – não trouxe nenhum tipo de mudança nessa estratégia da Petrobras. Nesse momento, está em discussão o novo Plano Estratégico 2025 -2029.

A Petrobras deve participar ainda do leilão de reserva de potência que deverá ser realizado no final de agosto. A companhia avalia cadastrar suas térmicas descontratadas e a UTE Gas Lub (RJ -600 MW).