Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren) se filiou à Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). O objetivo é promover a sustentabilidade a partir da transformação de resíduos da agropecuária em biogás e biometano, dando seguimento ao projeto Diálogo UE-Brasil sobre a redução de metano no setor de resíduos agrícolas e urbanos. A iniciativa é conduzida pelo projeto EU Climate Dialogues (EUCDs), financiado pela União Europeia e implementado pela Abren.

Segundo a Associação, cerca de 92% do potencial do biogás brasileiro encontra-se nos resíduos da agropecuária, mas apenas 3% é utilizado no país. A cooperação entre as entidades é tida como um passo relevante para o sucesso das políticas públicas necessárias para aumento da produção do insumo, principalmente a partir de esterco animal e vinhaça.

Quanto a perspectiva de investimentos, a entidade reforça que o setor pode reunir até R$ 300 bilhões nos próximos anos, o que irá contribuir para as metas climáticas do Brasil no Acordo de Paris e no Compromisso Global da Metano, assumido pelo Brasil na COP26, e reiterado na COP28. A meta é a redução de 30% das emissões de metano até 2030.

Para a Abag, a produção dos gases verdes deve ser considerada para fortalecer a transição energética, fomentando ciclos de produção que contribuirão com as metas do Brasil e com a compensação de emissões em outros países. Em 2020 o Brasil foi identificado como o quinto maior emissor de metano, representando 5,5% dos lançamentos globais e apresentando um aumento de 51% entre 1990 e 2019, atingindo 417 MtCO2e/ano.

De acordo com os dados do SEEG (2022), a agricultura lidera as emissões do poluente no país, com 14,54 MtCH4 em 2020 (71,8% do total), enquanto o setor de resíduos aparece em segundo lugar, com 3,17 MtCH4 (15,8% do total). Já o setor elétrico e a e indústria tiveram lançamentos mínimos e estão em tendência de queda.

O potencial teórico brasileiro para a produção anual de biogás é de 84,6 bilhões de m³, equivalente a 40% da demanda nacional de eletricidade ou 70% do consumo de diesel. No entanto, em 2021, foram produzidos apenas 2,3 bilhões de m³ de biogás. Quanto ao biometano, o potencial teórico é de 121 milhões de m³/dia, mas a prospecção atual é de apenas 360.000 m³/dia, ou 0,2% do potencial estimado.

Uma parte essencial do projeto Diálogo UE-Brasil é a identificação e a categorização das principais partes interessadas no Brasil para participar de uma viagem de estudos internacional. Foram consideradas para avaliação mais de 280 partes interessadas aqui e na Europa, sendo que a Alemanha e a Dinamarca, e o próprio marco regulatório da UE, foram apontados como referências para a avaliação das melhores práticas em políticas públicas.

Além disso, também foram desenvolvidos conceitos para workshops, centrados nos principais resultados do relatório de avaliação e na promoção de intercâmbios regulatórios entre os dois blocos. Os locais definidos foram Brasília, São Paulo e Minas Gerais, escolhidos com base no benchmarking e no potencial identificado.