Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Ministério da Gestão e Inovação apresentou nesta segunda-feira, 29 de julho, nova proposta de reajuste salarial aos servidores das agências reguladoras. Para os servidores chamados PECs, aqueles que já atuavam antes da criação da agência, a contraproposta trouxe um aumento de um ponto percentual, indo de 13,4% para 14,4%. Já para os servidores de carreira, foi oferecido reajuste de 23% na média, ante uma proposta anterior de 21,4%.

Desde maio, os servidores das agências reguladoras deflagraram ao movimento ‘Valoriza Regulação’ em que pedem melhorias nas condições salariais e de trabalho. Nas últimas semanas, as negociações com o MGI se intensificaram, mas ainda não foi selado um acordo salarial. No setor elétrico, os servidores da Agência Nacional de Energia Elétrica vem alertando que as inadequação das condições atuais já trazem atrasos em procedimentos e que uma eventual greve traria obstáculos a Chamada Estratégica de Hidrogênio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

A avaliação dos sindicalistas é que houve avanços, mas que a negociação continua aberta. Na pauta regulatória houve pequenas mudanças. O salário inicial não será rebaixado, o que era um temor da categoria. A partir da assinatura desse novo acordo, o documento será incorporado ao da Agência Nacional de Mineração em janeiro de 2025.

Presidente do Sindiagências, Fábio Rocha apresenta as propostas do governo aos servidores após reunião (vídeo)

Na quarta-feira, 31, haverá um debate entre filiados e não filiados para discutir os rumos da negociação e os próximos passos da movimentação da categoria. Nesse encontro, a proposta do governo será detalhada para os servidores.  O momento é considerado pelos servidores como o ideal para se avançar na contraproposta, organizando-a e apresentando-a para o governo.