Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A carga no Brasil deverá apresentar expansão de 4% neste ano. Essa é a previsão divulgada na 2ª revisão quadrimestral do ano, publicada na noite do dia 1º de agosto. De acordo com a previsão da CCEE, ONS e EPE, que fazem o estudo em conjunto, a média para o período 2024 a 2028 é de expansão de 3,4%.

Na comparação com a previsão anterior, de abril, há aumentos de carga em todos os anos, sendo a mais expressiva em 2027, com 700 MW médios a mais. Esse aumento, explicam as entidades, deve-se ao resultado do PIB no 1º trimestre do ano, alta de 2,5%, contra o mesmo trimestre de 2023, resultado acima do esperado à época da 1ª Revisão Quadrimestral 2024-2028.

Apesar de premissas de curto prazo apontarem que resultados, o consumo está em alta o ainda elevado patamar de endividamento das famílias e das taxas de juros podem limitar a expansão. Outra incerteza é em relação aos impactos das enchentes ocorridas no RS sobre a atividade. Em função desses fatores, a projeção de crescimento do PIB para 2024 foi revisada levemente de 2% para 2,2%.

Para o longo prazo a previsão de crescimento da economia foi mantida e revisado o crescimento de 2028 de 3% para 2,6%.