Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Paraná dará início ao processo para criação de um programa de financiamento e incentivo à construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs).

O secretário do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), Orlando Pessuti, recebeu representantes da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH), juntamente com o diretor do BRDE, Paulo Marques Ferreira. Na oportunidade foram apresentados os gargalos existentes para os empreendedores do setor elétrico que atuam nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, integrantes do CODESUL.

“Hoje temos alguns incentivos para o financiamento da energia solar, energia eólica e biomassa, que também poderão ser assegurados para CGHs e PCHS. Nossa conversa foi de fazer um movimento dentro do Codesul no sentido de que possamos, junto ao BRDE, ter mecanismos de apoio às PCHS e CGHS”, afirmou Pessuti.

Nos próximos dias dos meses de agosto e setembro, serão agendadas reuniões com a participação da secretaria do Meio Ambiente, secretaria de Agricultura, de Planejamento, secretaria da Fazenda, Abrapch, BRDE e Fomento PR para verificar como construir linhas de financiamento ajustadas nos mesmos moldes de outras energias renováveis.

A proposta apresentada pela Abrapch é que o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) possa criar uma linha de crédito com juros menores, carências e prazo de pagamentos maiores para os empresários dispostos em investir nas PCHs e CGHs.