fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará auditoria abrangente sobre transição energética. Considerando o enfrentamento da crise climática, o objetivo é verificar como o governo está se preparando e atuando para a necessária mudança para uma economia de baixa emissão de carbono. A auditoria avalia a gestão dessa mudança, como o processo está sendo financiado, quais tecnologias estão sendo usadas e se a transição está sendo feita de forma justa e inclusiva para todos.
Com a transição energética sendo um assunto de interesse internacional, a auditoria sobre o tema no Brasil pode oferecer contribuições valiosas para o enfrentamento da crise climática. Isso porque o TCU planeja compartilhar o conhecimento adquirido na auditoria com Instituições Superiores de Controle (ISC) de outros países, que poderão utilizar essas informações para auditar a temática em seus próprios territórios. A fiscalização tem previsão para ser concluída até o fim de setembro.
Para o secretário de controle Externo de Energia e Comunicações (SecexEnergia) do TCU, Alexandre Figueiredo, o tema exige um grande esforço do poder público, e o Tribunal tem um papel central de controle externo durante o processo da transição. “Sabemos que temos um papel importante na avaliação de como isso está sendo gerenciado pelos governos. É clara a necessidade de políticas bem-elaboradas para garantir uma transição eficaz”, disse.