Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O consórcio Luz de Angra, liderado pela empresa de serviços da Enel, a Enel X, avança nas entregas previstas no projeto Cidade Inteligente, iniciativa que reúne uma série de soluções tecnológicas com foco na gestão sustentável do município para a prestação de serviços públicos eficientes e a promoção da qualidade de vida de moradores e visitantes.

Formado pelas empresas Enel X, Selt Engenharia e Mobit, o consórcio é responsável pela gestão do parque de iluminação pública de Angra dos Reis por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) de 15 anos firmada em 2020 com a administração municipal e será o executor do projeto, coordenado pela Prefeitura de Angra. Com o Cidade Inteligente, Angra quer se tornar referência em ordenamento urbano e gestão pública, promovendo melhorias significativas relacionadas à segurança, à mobilidade e à gestão de eventos climáticos.

O Luz de Angra já modernizou cerca de 88% dos pontos de iluminação pública (IP), resultando numa eficiência energética para a cidade de mais de 56%. Além disso, foram instalados mais de 500 novos pontos de IP, ampliando a cobertura do serviço de iluminação pública e, consequentemente, a qualidade de vida e a segurança no município.

De acordo com a Enel X, entre os avanços do projeto já realizados, está a entrega da nova Central de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura, que conta com equipamentos de última geração, como computadores e videowall, que permitem aumentar a qualidade do monitoramento de todas as tecnologias previstas no projeto. Atualmente, o sistema contempla 228 câmeras com tecnologia de última geração em videomonitoramento contribuindo para a segurança da cidade. O consórcio também já entregou para a cidade os cinco primeiros relógios digitais, com a instalação dos equipamentos na principal via da cidade, no trecho entre o shopping Piratas e o Cais do Turismo.

Também já está ativo o call center do Cidade Inteligente, canal de atendimento para moradores do município, que recebe demandas relativas ao parque de iluminação pública de Angra e outras entregas do consórcio. Além da gestão por central telefônica, está prevista uma integração com um aplicativo para receber demandas de manutenção de Iluminação Pública.