Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Energisa Rondônia inaugurou, em parceria com a WEG, uma subestação móvel digital, instalada no município de Cacoal. Com investimento de R$ 13,5 milhões, o maquinário tem capacidade de 25 MVA e atenderá 40 mil residências com energia elétrica. Com a instalação, será possível restabelecer a energia de forma rápida e segura em casos emergenciais, aumentar a disponibilidade de energia no sistema e ajudar nas manutenções programadas em transformadores de força e subestações.

A distribuidora informou que a nova subestação móvel incorpora a mais avançada tecnologia disponível no mercado, destacando-se por suas duas unidades conversoras (Merging Units) que asseguram a segurança na digitalização e compartilhamento de dados com outros componentes do sistema de proteção e controle. Este sistema integra equipamentos e sensores capazes de coletar e armazenar dados, transformando-os em informações que possibilitam a proteção, controle, monitoramento e automação das operações, por meio de análises em tempo real.

A subestação pesa 66,5 toneladas e tem 15 metros de comprimento e cerca de 3 metros de largura. Em Cacoal, o equipamento entrará em operação durante a troca de um transformador que aumentará a capacidade de fornecimento de energia no município.