Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras investiu R$ 15 milhões para elevar ainda mais a confiabilidade, estabilidade e segurança na subsestação de Messias, em Alagoas, através do desenvolvimento de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I). O projeto, denominado HBESS Messias, consiste em um sistema híbrido de geração e armazenamento de energia, com capacidade instalada de 1 MW, que visa suprir a subestação. A iniciativa tem apoio do programa de PDI Aneel, da agência reguladora.

De acordo com a companhia, a expectativa é que, com o funcionamento do sistema, a empresa possa contribuir ainda mais para a confiabilidade e segurança da subestação, mas, sobretudo, gerar ainda mais experiência operativa para que a Eletrobras amplie o fornecimento de soluções de armazenamento de energia para seus clientes.

Ainda segundo a Eletrobras, essa iniciativa, que é pioneira nas subestações brasileiras, teve início em 2019, como forma de atender à solicitação da Aneel de que a empresa viabilizasse uma terceira forma de alimentação para a subestação, e hoje faz parte de um plano ainda mais ambicioso que coloca armazenamento de energia como como uma das prioridades da empresa em Inovação.

O HBESS vai gerar oportunidades para todo o sistema Eletrobras, seja na hibridização de sistemas, adoção de armazenamento de sistemas críticos e participação em leilões de capacidade remanescente com plantas solares, eólicas, armazenamento de energia entre outros. A Subestação Messias já era referência em proteção ambiental, sendo a primeira da Eletrobras Chesf a contar com uma planta fotovoltaica.