Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), em parceria com a Carbono Zero avançam nos trabalhos para promover a descarbonização do setor. De acordo com o presidente executivo da Cogen, Newton Duarte, um dos objetivos do Grupo de Trabalho (GT) é estimular o setor a estruturar ações para reduzir as emissões de carbono.

Segundo Duarte, a indústria de cogeração tem dado contribuições para evitar as emissões de gás carbônico no planeta com a geração e comercialização de uma energia com eficiência energética, próxima dos pontos de consumo e mais limpa. Ele ainda afirmou que no longo prazo, é preciso elaborar propostas de políticas públicas que possam incentivar os investimentos e o uso de biocombustíveis, contribuindo com os debates em curso na esfera governamental e no Congresso Nacional para descarbonizar a economia brasileira.

Já o diretor de novos negócios da Carbono Zero, Ivan Silvestre, disse que há um interesse muito grande das participantes do Grupo de Trabalho em aprofundar as informações sobre a jornada da descarbonização, desde a definição de metas baseadas na ciência para a redução das emissões de gases do efeito estufa até a implementação de medidas que visem reduzir as emissões nos processos.

A Cogen e a Carbono Zero fizeram um levantamento inicial com uma parcela das empresas associadas da Cogen que vêm participando do GT de Descarbonização, entre usinas de cogeração, empresas de gás natural, indústrias de equipamentos e comercializadoras de energia elétrica.