Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Grupo Delta Energia assinou contrato com a Galp Energia Brasil para o fornecimento de 1,1 milhão de m³ de gás natural por dia para a UTE William Arjona, em Campo Grande (MS). A movimentação do combustível será pela rede da distribuidora local, a Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS). O acordo, que durará 18 meses, visa garantir a operação da termelétrica e atender a consumidores no mercado sem gás.

O modelo do contrato com a Galp Energia Brasil está inserido nas novas configurações regulatórias que permitem maior flexibilidade e competitividade. E segundo o presidente da Delta Geração, Alessandro di Domenico, o contrato traz flexibilidade e modernidade, com avanços de dispositivos que atendem as necessidades do mercado. Ele complementa que para o crescimento do setor é fundamental que os novos modelos de negócios tenham essa caraterística de ‘mão dupla’, ou seja, sejam adaptados para diferentes cenários.

Vale lembrar que o Grupo Delta Energia adquiriu a UTE William Arjona, em Campo Grande (MS), em 2019. A usina termelétrica tem capacidade para gerar 190 MW utilizando gás natural, o que permite abastecer, por exemplo, 50% de uma cidade do porte de Campo Grande quando em operação total. A usina retomou suas atividades em 2021, período marcado pela crise hídrica que afetou todo o país e teve um papel importante na restauração da segurança energética e de suprimento nacional juntamente com outras termelétricas.

Em março de 2023, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou Delta Comercializadora de Gás, que pertence ao Grupo, importar 1 milhão m³ por dia de gás natural (GN) da Argentina e da Bolívia, e negociar a compra de gás natural liquefeito (GNL) de diversos países produtores e movimentar 912.500 m³ por ano, por transporte marítimo. Hoje, a empresa tem aval para atuar no mercado livre de gás e atender grandes consumidores industriais e concessionárias de distribuição do país.