Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu suspender a operação comercial, a partir de 12 de agosto, da unidade geradora UG4, da EOL Oeste Seridó II, localizada no município de Parelhas, no estado do Rio Grande do Norte.

Por meio de carta, a Elera Renováveis, detentora da Central Geradora, comunicou a indisponibilidade prolongada e não programada da UG4, ocorrida em 14 de junho de 2024, e com isso, a paralisação da operação de 4,5 MW de potência. De acordo com a empresa, a ocorrência se deu pelo dano em uma pá do aerogerador causado por descarga atmosférica. A Elera apresentou ações imediatas realizadas, tendo como estimativa de retorno à condição operacional para o dia 16 de setembro de 2024, a qual está condicionada ao reparo da pá que será feitos pelo fabricante Vestas.

A agência reguladora apontou que a condição de operação comercial de uma usina exige que suas unidades geradoras estejam em plena disponibilidade, fato que não se observa na UG4. Segundo a Aneel, assim que os reparos forem concluídos e a disponibilidade retomada, a UG terá sua operação restabelecida mediante solicitação da empresa.