fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Ceará prevê investimentos na ordem de US$ 30 bilhões para os projetos envolvendo hidrogênio renovável no estado. Segundo o governador Elmano de Freitas, são seis empreendimentos em estágio de pré-contrato e três já com licença prévia emitida pelo órgão ambiental, além de 39 memorandos de entendimentos firmados.
“Devemos chegar em 2030 com uma produção de 1 milhão de toneladas, que integra 20% daquilo que o Porto de Roterdã tem como meta para aquisição do insumo destinado ao mercado europeu”, destacou o político durante o seminário Hidrogênio na matriz energética brasileira, que acontece em plenário da Câmara dos Deputados nessa terça-feira, 13 de agosto.
Vale lembrar que o porto holandês adquiriu nesse ano 30% das operações de Pecém, que deve dobrar no futuro a movimentação de cargas, recebendo fertilizantes verdes e escoando grãos do agronegócio. “Vamos investir R$ 675 milhões para adaptar Pecém às usinas de hidrogênio, com grande parte da estrutura compartilhada com as empresas para reduzir custos, aumentar eficiência e melhorar a precificação da molécula”, pontua Freitas.
Além disso, o governador ressaltou a implementação de uma usina de dessalinização e um projeto prioritário envolvendo o reuso de água de esgoto da região metropolitana de Fortaleza, por meio da construção de dutos e uma estação de tratamento.