Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Editora Synergia fará o lançamento do Tomo III do livro coletivo Segurança e Transição Energética,  no dia 20 de agosto, na sede da FGV Rio de Janeiro, Praia do Botafogo, 190, no auditório do 12º andar, às 18h.

Este terceiro tomo reuniu 62 coautores que, com sua expertise, assinaram 34 capítulos, abordando temas correlatos à sustentabilidade do setor de energia, entendida não só como a preservação dos recursos naturais, mas, também, a resiliência e eficácia das instituições.

“Nunca, como no momento atual, em que enfrentamos eventos climáticos extremos, como os ocorridos no Rio Grande do Sul, com as enchentes de maio, se falou tanto na importância da resiliência dos sistemas para fazer frente às interrupções no suprimento de eletricidade. Igualmente, nunca antes se
necessitou tanto debater a qualidade da prestação do serviço público de energia elétrica, a valorização dos atributos e a complementaridade das fontes de energia, pois, como ressaltaram dois coautores, “quanto mais plural, controlável, diversificado e integrado for o sistema de eletricidade de uma nação, maior será sua capacidade de reação à imensa diversidade de intempéries que podem abalar a sua capacidade de atender à carga”.

Também é necessário o debate sobre a conciliação entre o planejamento e a operação, a expansão segura e a remuneração dos serviços de fornecimento. A busca pela modicidade tarifária e os mecanismos de alocação de custos, com políticas públicas eficientes de financiamento e de subsídios a novos segmentos
e tecnologias, mas que não onerem todo o setor. A complementariedade das fontes de geração, como forma de evitar a instabilidade na operação do SIN e os elevados encargos.

O prefácio é do Eng. Wilson Ferreira Jr. O prefaciante, membro do conselho de administração da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e que ocupou o cargo de CEO da Eletrobras, lembra que, embora o protagonismo brasileiro como possuidor de uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo, precisamos difundir mais pesquisas e estudos sobre os temas ora abordados neste livro coletivo, o qual, segundo ele, é um mosaico de possibilidades de compreensão e sugestões sobre as demandas por suprimento das fontes energéticas e a emergência climática. A edição deste tomo tem o apoio do escritório Eichler e Eichler e Advogados Associados e do escritório Bernardo Gicquel Advogados Associados. Parceria de conteúdo DGG Advocacia e Consultoria Jurídica.