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A CCEE propôs a adoção de um modelo para a gestão do varejo por meio da integração entre sistemas. As recomendações da organização, apresentadas à Agência Nacional de Energia Elétrica durante à Consulta Pública nº 028/23, preveem que toda troca de informações entre os agentes e a Câmara ocorra de forma padronizada e automatizada, com o uso das tecnologias de Application Programming Interface (APIs). A entidade colocará essas interfaces para os associados realizarem cadastro e a partir de 20 de setembro os testes, enquanto a segunda fase da consulta entra em sua fase final.

O foco desse trabalho é a simplificação dos processos ao passo de que não seja necessário o uso de sistemas tradicionais da entidade quando o assunto é migração. A meta é proporcionar treinamento para quando as regras em discussão da CP 28 começarem a valer. O início do período de cadastro dos agentes foi revelado pela conselheira e vice-presidente do Conselho da CCEE, Gerusa Magalhães, que participou da 9ª edição do Encontro dos Agentes do Setor Elétrico do Centro-Oeste, realizado pelo Grupo BC Energia.

Caso a consulta termine ainda esse ano, como é a ideia do diretor Ricardo Tili que deverá apresentar o voto sobre o tema no último trimestre do ano, a recomendação da câmara é de que houvesse um período de adaptação de seis meses para que as regras passassem a valer. Ou seja, a partir de 1º de julho.

“A ideia é de que os agentes possam treinar e entender previamente como o sistema funcionará e assim evitar problemas no futuro, caso seja determinada que a nova regra passe a valer logo após sua aprovação pela diretoria da Aneel”, explicou a conselheira.

Segundo a CCEE, a adoção deste novo modelo não só vai garantir mais eficiência paras as operações que envolvem os consumidores de menor porte como vai prover ao setor escalabilidade para atendimento das milhares de migrações potenciais da alta tensão e até da baixa tensão, quando for possível o ingresso desta categoria no segmento.

Concomitante à essa fase da CP, a CCEE vai disponibilizar, ao longo desse semestre, acesso aos principais serviços que devem compor o ambiente varejista da sua Plataforma de Integração. As soluções funcionarão como um período sombra até as devidas deliberações e a aprovação das regras que permitam sua implementação definitiva pelo órgão regulador.

Modular

Os agentes interessados poderão começar a utilizar o primeiro pacote de lançamentos a partir de 20 de setembro. Nesta leva, ficarão disponíveis as conexões para que os usuários possam experimentar os serviços de cadastro e migração de consumidores, de envio de dados de medição e parte das funcionalidades de alteração cadastral. Nos meses subsequentes, a câmara vai liberar o acesso às tarefas de troca entre varejistas, retorno ao mercado cativo, suspensão de fornecimento e desligamento.

A câmara aponta que o período de testes será de extrema importância para que os associados adequem suas operações às necessidades do novo modelo. Por isso, recomenda que comercializadores varejistas e distribuidoras indiquem representantes para participação nesta fase. Para preparação do ambiente de simulações, os interessados devem se inscrever previamente, preenchendo o formulário até o dia 17 de setembro.

A conselheira recém empossada, explicou durante sua participação no evento que a câmara também irá realizar, no próprio dia 29, às 10h, uma edição especial do Momento Capacita, que vai explicar o passo a passo para se conectar à Plataforma de Integração e configurar o acesso aos serviços desejados. O treinamento terá como público-alvo os responsáveis pela operação e as equipes de tecnologia das empresas, que poderão saber mais sobre o desenvolvimento de aplicações para uso da ferramenta.

*O repórter viajou a convite da BC Energia