Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A CTG Brasil concluiu a montagem da primeira das 108 torres do Complexo Eólico Serra da Palmeira. O projeto prevê a instalação de 23 parques eólicos que, juntos, formarão o complexo localizado nos municípios de Baraúna, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí e São Vicente do Seridó, no Estado da Paraíba.

Segundo a companhia, cada aerogerador terá 6MW, e quando finalizado, o Complexo Eólico Serra da Palmeira terá 648 MW de capacidade instalada, capaz de atender 1,7 milhão de habitantes. As torres em construção, de 120 metros de altura cada, de acordo com a CTG, são as mais modernas do mercado, mais altas e com maior potência, permitindo assim que a companhia possa construir parques eólicos com menos torres, com melhor aproveitamento dos ventos e menos ruído, contribuindo para geração de energia 100% limpa. Cada hélice tem 84 metros de comprimento, o equivalente a um prédio de 28 andares.

Pensando em contribuir com oportunidades para o desenvolvimento da região, a CTG Brasil afirmou que tem investido em programas que visam capacitar mão de obra local, bem como empreendedores e pequenos estabelecimentos comerciais para aumentar a oferta de produtos e serviços. Com este objetivo, parcerias com SEBRAE, SENAI e IFPB foram estabelecidas. A implantação do complexo envolve ao menos 1200 postos de trabalho diretos, sendo a grande maioria destes já ocupados por trabalhadores residentes na região.