Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica receberá até o dia 12 de novembro contribuições da sociedade para aprimoramento do estudo Avaliação de modelos regulatórios para implantação de sistemas de medição inteligentes no sistema de distribuição brasileiro. O tema encontra-se na Agenda Regulatória 2024/2025 na atividade “TRV23-07 .

O objetivo principal é elaborar Análise de Impacto Regulatório (AIR) para investigar a necessidade de intervenção da agência relativa ao tema de implantação de medição inteligente no segmento de distribuição, e, caso comprovada a necessidade, identificar a forma mais adequada para essa intervenção.

O estudo “Avaliação de modelos regulatórios para implantação de sistemas de medição inteligentes no sistema de distribuição brasileiro”, produzido no âmbito do acordo de cooperação técnica entre a Aneel e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), teve como objetivo fornecer subsídios para a elaboração da mencionada AIR da atividade.

Segundo a agência reguladora, trata-se de um tema de suma importância para o setor elétrico brasileiro, pois a medição inteligente viabilizará a modernização do modelo tarifário nacional, a automatização de processos e a participação mais ativa do consumidor de energia por meio de uma gestão otimizada do consumo, além de proporcionar ganhos para operação e planejamento do sistema de distribuição.

O formulário, relatórios, e-mail e demais documentos da Tomada de Subsídio n.º 013/2024 estão disponíveis aqui.