Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu retomar a operação comercial, a partir de 14 de agosto, da UG08, da EOL Tucano VII, localizada no município de Tucano, estado da Bahia. Com indisponibilidade desde o dia 01 de agosto de 2023, devido a bolhas nas pás do aerogerador, a suspensão da unidade geradora ocorreu no dia 09 de abril de 2024. Em 07 de agosto de 2024, por meio de carta, a AES Brasil protocolou a solicitação de restabelecimento da operação comercial da UG08, com 6,2 MW de potência instalada, da EOL Tucano VII, informando o restabelecimento da condição operacional no dia 06 de agosto de 2024.

A Aneel decidiu também restabelecer a operação a operação comercial da unidade geradora UG07 da EOL Tucano VI, localizada no município de Tucano, estado da Bahia. A indisponibilidade da unidade geradora se iniciou no dia 18 de outubro de 2023, devido um deslizamento do limitador de torque (eixo Cardan) e do Flange que acopla o gerador, danificando o eixo deste último. A suspensão ocorreu em 27 de maio de 2024. Em 15 de agosto de 2024, por meio da carta, a AES Brasil protocolou a solicitação de restabelecimento da operação comercial da UG07, com 6,2 MW de potência instalada, informando o restabelecimento da condição operacional no dia 13 de agosto de 2024.

E por fim, a retomada da operação comercial da unidade geradora UG01 da UHE Funil, localizada no município de Ubaitaba, estado da Bahia. Com indisponibilidade desde o dia 28 de janeiro de 2024, devido atuação de alarme de 1º grau de temperatura dos mancais, indicando entupimento do sistema de resfriamento, a suspensão ocorreu em 12 de julho de 2024. Em 14 de agosto de 2024, por meio da carta, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), apresentou sua solicitação para o restabelecimento da operação comercial da UG01, com 10 MW de potência instalada, da UHE Funil, informando o restabelecimento da condição operacional.