Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Comerc Energia e a KWP Energia firmaram uma joint-venture para oferecer aos consumidores de baixa tensão da Região Metropolitana de São Paulo a possibilidade de gerarem sua própria energia por meio de fontes renováveis. As duas empresas são responsáveis por construir a usina solar flutuante, localizada na represa Billings, em parceria com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE). O empreendimento, quando estiver em plena operação, poderá atingir a capacidade instalada de 112 MWp, o suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 64 mil residências. Recém-privatizada, a EMAE, que detém a concessão da Represa Billings, também terá uma participação na joint-venture.

Segundo a Comerc, a inauguração das usinas solares flutuantes, em parceria com a KWP e a EMAE, abre as portas do estado de São Paulo para a companhia oferecer energia renovável a empresas, residências e pequenas e médias indústrias da região, visando, também, a expansão de seus negócios a partir de uma praça altamente competitiva e volumosa. A Comerc já atende mais de 50 mil consumidores em outros estados, principalmente Minas Gerais.

Considerando a crescente demanda de consumidores de menor porte na busca por fontes de energia limpa e mais econômicas, a KWP projeta a rápida utilização total dos 112 MWp de capacidade de suas usinas. A empresa identifica um amplo potencial de atendimento a diversas unidades consumidoras nesse cenário.

Um dos maiores locadores das usinas é o Santander Brasil, por intermédio da TOOLS Digital Services, empresa do Grupo Santander que oferece serviços e soluções para diferentes setores. As usinas fornecerão parte da energia de 160 lojas do Santander em São Paulo e na região metropolitana, conectadas em baixa tensão no modo de Geração Distribuída (GD), que ainda não recebiam energia renovável. A TOOLS será responsável por todo o gerenciamento da energia adquirida, incluindo o de crédito de energia e a validação do fornecimento. O contrato, assinado junto à Comerc Energia, KWP Energia e EMAE, tem duração de 18 anos.