Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que as 20:40 horas da última quinta-feira, 22 de agosto, foi concluída a recomposição total da carga no Acre e Rondônia. Às 16h47, uma interrupção da carga que atende a região Norte resultou no desligamento de 984 MW. O valo informado anteriormente era de 980 MW. A ocorrência afetou os estados do Acre, interrompendo 187 MW de carga e Rondônia, com 797 MW interrompidos.

De acordo com o operador, houve o desligamento automático do Complexo de geração e transmissão Corrente Contínua do Madeira e a desconexão dos dois estados do SIN, provocando o desligamento das cargas.

Houve o bloqueio automático do polo 3 do Bipolo 2, conversoras back-to-back 1 e 2 e o desligamento automático das UHEs Jirau e Santo Antônio do Complexo do Madeira. Também houve ainda o desligamento do sistema Acre/Rondônia interrompendo 187 MW de carga no estado do Acre e 797 MW de carga no estado de Rondônia.

O ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases e comunicada à sociedade no site do Operador. Às 19h31, 691 MW haviam sido reestabelecidos, o equivalente a 70% do montante interrompido com a ocorrência. Às 20h36, 900 MW (92%).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou abertura imediata de sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica e do corpo técnico do MME. Durante o prêmio Abradee, o ministro revelou que havia uma informação extraoficial não confirmada que uma queimada poderia ter atingido as LTs afetadas.