fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Quatro projetos foram selecionados na terceira edição do programa Geração Inovação, da SPIC Brasil. O programa visa impulsionar um salto tecnológico no setor elétrico. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 8 milhões nos projetos. Os projetos se propõem a desenvolver soluções de Inteligência Artificial (IA), soluções em sensoreamento inteligente e predição de falhas, digitalização de modelos de navegação em 3D criando gêmeos digitais, dentre outros benefícios operacionais.
O programa é uma iniciativa da SPIC Brasil, como parte da Chamada Pública do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Aneel. A edição de 2024 buscou detectar soluções que colaborem para maior eficiência operacional para a Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão, situada entre as divisas dos estados de MG e GO e operada pela SPIC Brasil, que, desde 2020, passa por investimentos de modernização que somam mais de R$ 1,2 bilhão.
Nessa edição, o programa contou com mais de 70 projetos inscritos, entre startups, centros de pesquisa, universidades e empresas de base tecnológica, e deveriam propor soluções para os seguintes desafios:
1. Análise contínua da qualidade de óleo hidráulico
2. Monitoramento preditivo devido a cavitação
3. Navegação em BIM integrado aos dados de O&M
4. Análise automatizada de formulários de saúde e segurança.
Confira abaixo os parceiros e projetos selecionados nesta nova edição do Geração Inovação:
Tech Plus – iMachine Oil (desafio 1)
A Tech Plus propôs um projeto para monitorar em tempo real a qualidade do óleo hidráulico dos equipamentos da UHE São Simão. Os dados serão enviados para um software na nuvem, que usará Inteligência Artificial para identificar problemas e criar relatórios visuais.
Voith Hydro – Correlação entre a cavitação e perda de massa em turbinas Francis da UHE São Simão (desafio 2)
A Voith Hydro propôs monitorar em tempo real a cavitação em uma turbina da UHE São Simão. O objetivo é relacionar as indicações do sistema com a perda de material no rotor da turbina.
Cortês e Simworkx – DIGIDAM-SPIC – Modelagem BIM para O&M (desafio 3)
A Cortês e a Simworkx propõem um sistema digital em nuvem para gerenciar operações e manutenção, usando tecnologia BIM. Isso permitirá prever e resolver falhas, com navegação em modelos 3D e integração com outros sistemas.
Radix – Análise de formulários utilizando IA (desafio 4)
A Radix propôs automatizar a análise de informações de documentos técnicos usando Inteligência Artificial. O sistema vai gerar relatórios e indicadores para auditorias e dashboards automáticos.