Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Aneel homologou a alteração dos parâmetros necessários envolvendo os modelos da cadeia de otimização energética NEWAVE, DECOMP e DESSEM para o planejamento, programação da operação e em tempo real da hidrelétrica Itapebi, conforme a pertinência a ser avaliada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A usina da Neoenergia possui 462 MW de potência instalada entre três turbinas no rio Jequitinhonha, na altura do município de Itapebi (BA). Entre as alterações aprovadas nessa segunda-feira, 26 de agosto, está o N.A. mínimo operativo de 109; o Volume Mínimo de 1565,27 hm³, numa Compatibilização com Tabela CAV vigente, com valor correspondente ao N.A. mínimo; além da vazão mínima remanescente instantânea para fins sanitários de 40 m³/s.

GD solar

Entre os documentos do processo que não estão em sigilo, e que a Agência CanalEnergia pôde acessar de forma instantânea, consta também a informação de intenção da empresa em implementar três usinas de minigeração distribuída solar no mesmo terreno da hidrelétrica, somando 3 MWp. O movimento vai exigir adequações regulatórias, como contrato de cessão de uso, que deve terminar em 2054, enquanto o prazo de concessão da UHE finaliza em 15 de maio de 2039.