Humberto Cravo Neto, vice-presidente da Huawei Digital Power

A principal preocupação das empresas no Brasil são as mudanças climáticas que o mundo enfrenta nos dias de hoje, segundo dados do estudo Risk Barometer, da Allianz Commercial. A análise foi realizada em 92 países e com mais de três mil executivos do mundo corporativo. Atualmente, 89% das indústrias já adotam ações para reduzir a geração de resíduos sólidos, 86% para otimizar o consumo de energia e 83% para reduzir o consumo de água, de acordo com outra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), executada pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da FSB Holding.

Segundo o estudo, o foco desses empresários do setor é utilizar mais fontes renováveis de energia em seus negócios. Essa informação foi levantada por 42% dos mais de mil entrevistados. A energia solar é o personagem principal dos projetos de sustentabilidade de 53% das indústrias participantes da pesquisa. Além do uso de energias renováveis, existem outras oportunidades de promover uma indústria mais verde, como por exemplo, o armazenamento de energia e a eletrificação da frota de veículos.

O uso de energia renovável na indústria é essencial para um mercado mais sustentável. Além da redução das emissões de carbono, a energia solar ainda possui outras vantagens competitivas que podem, inclusive, aprimorar a produção. Entre elas, a principal é a diminuição do valor da conta de luz, afinal, um sistema fotovoltaico capta luz solar durante o dia, e o que não é utilizado pela indústria é compartilhado com a distribuidora da região. Esse excedente é convertido em créditos diminuindo, assim, a despesa de energia. Além disso, sistemas fotovoltaicos também têm vantagens como a sustentabilidade, baixando as emissões de carbono das indústrias e contribuindo para os índices de ESG da empresa.

Para atingir o Net Zero, isto é, o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, outra alternativa sustentável são os sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS). Em estruturas modernas de energia, o BESS se tornou indispensável. Isso porque ele é capaz de ser integrado perfeitamente com sistemas sustentáveis de energia, mitigando variações de fornecimento, e protegendo contra instabilidades de rede que podem interromper a produção.

Um exemplo dessa aplicação é na indústria de mineração no Peru, que utiliza o sistema de baterias para se beneficiar do peak shaving, que significa utilizar energia armazenada em baterias em períodos em que a demanda necessária ultrapassa a demanda contratada, evitando multas da concessionária. Antes de utilizar esse sistema, o armazenamento de energia era feito com o uso de geradores a diesel, que são mais poluentes e aumentam a pegada de carbono. Essa alteração permitiu que a mineradora, localizada na cidade de La Morena, reduzisse suas emissões de carbono em 834 toneladas em um ano, e reduziu os custos em eletricidade em mais de 50%.

Por fim, está na hora das indústrias também considerarem a eletrificação de suas frotas de veículos. Já é uma realidade no mercado os carregadores ultrarrápidos para veículos, que são capazes de carregar 200 km em cinco minutos. Há, cada vez mais, novos incentivos governamentais para automóveis elétricos, e uma frota desses veículos possui um custo de operação menor do que os tradicionais. Além disso, a cada 100 quilômetros rodados, o custo com combustíveis é cerca de três vezes maior em comparação aos gastos para carregar um veículo elétrico.

Esses três pilares, energia limpa, sistemas de baterias e eletrificação da frota, são essenciais para uma indústria mais verde e limpa. E, cada vez mais, as soluções sustentáveis estão se tornando mais inteligentes, com a integração de tecnologias como conectividade, inteligência artificial, entre outras. A neutralidade de carbono irá mudar completamente a energia para garantir o futuro do nosso planeta. Por isso, é necessário integrar tecnologias digitais com a geração de energia, desenvolvendo uma cadeia produtiva limpa.

Nessa vanguarda, entre os dias 27 a 29 de agosto, a Huawei Digital Power Brasil estará presente na Intersolar South America 2024, maior feira do setor de energia elétrica na América Latina. O evento, que acontecerá no Expo Center Norte em São Paulo, contará com lançamentos de tecnologias, forúns com especialistas e demonstrações de soluções inteligentes que estão transformando negócios rumo à sustentabilidade. Não perca a oportunidade de se conectar com especialistas, estar atualizado(a) com as principais tendências e conferir de perto todas as inovações para o mercado energético e termossolar. A entrada para o evento é gratuita e pode ser adquirida através do link: https://www.intersolar.net.br/ingressos

(Nota da Redação: conteúdo patrocinado produzido pela empresa)