Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Enel SP está investindo em um plano de modernização de suas redes aéreas de distribuição, que visa aumentar a flexibilidade e a resiliência do sistema, principalmente durante eventos climáticos.

De acordo com a concessionária, uma das ações é o Projeto Resiliência de Rede, que conta com investimentos de aproximadamente R$ 36 milhões e está sendo executado, inicialmente, em três bairros: Alto de Pinheiros (São Paulo), Parque dos Príncipes (Osasco) e Alvarenga (São Bernardo do Campo). Cerca de 60 mil clientes serão beneficiados. A partir dos resultados, a iniciativa pode ser ampliada para outras regiões.

O projeto prevê a intensificação de ações de automação do sistema. Serão instalados novos religadores e equipamentos de telecontrole – um aumento de 63% na área do projeto. Hoje, segundo a distribuidora, cada telecontrole atende a 770 clientes nesses bairros. Com as novas instalações, cada equipamento passará a atender a cerca de 470 clientes, o que representa um ganho considerável de eficiência para o sistema.

A iniciativa também inclui a instalação, até dezembro, de novas interligações entre os circuitos e componentes de rede aérea protegida e isolada, em que os condutores são revestidos com camadas adicionais de proteção. A distribuidora vai fazer a substituição de 60,2 km de cabos por esses modelos compactos, mais resistentes ao impacto da vegetação. Com essas ações, o objetivo é reduzir o tempo médio de atendimento aos clientes nos trechos beneficiados.