Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP lançou na última terça-feira, 27 de agosto, o projeto Energia Viva: Integrando os ODS nas Escolas. A iniciativa será realizada pela companhia, em parceria com o Senai, no decorrer dos próximos 12 meses, na Escola Estadual Ernesto Quissak, em Guaratinguetá (SP).

Segundo a companhia, o objetivo é contribuir com a qualidade de vida de alunos, professores e comunidade por meio do acesso à energia renovável e de capacitações e oficinas socioambientais, fomentando a transição energética e um ambiente mais sustentável. O projeto é o vencedor do Edital EDP Energia Solidária 2023 e está recebendo investimento de R$ 351 mil.

Entre as ações previstas, está a instalação de placas solares na escola, garantindo o acesso à energia renovável e estimando uma economia de quase 100% no consumo de energia da instituição, o que possibilita que esse recurso seja direcionado em outras necessidades da comunidade escolar. Também será implantada uma horta comunitária com sistema de irrigação que reaproveita a água da chuva. O objetivo é incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis e reforçar a importância do reaproveitamento de resíduos e da economia circular para a proteção ao meio ambiente.

Alunos e professores também irão participar de oficinas práticas e teóricas sobre temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU, incluindo economia de energia e eficiência energética. As atividades serão semanais. Os professores serão capacitados sobre os temas do projeto e vão replicar o conhecimento e as boas práticas aos alunos. Ao todo, deverão participar das ações cerca de 120 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e 10 professores.