Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Energia Pecém e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) assinaram um memorando de entendimento para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) na produção de carvão híbrido a partir da biomassa de coco. O projeto, com previsão de duração de 36 meses, contará com investimento inicial de R$ 2,5 milhões da Energia Pecém.

O Carvão Híbrido, ou biocarvão, é um insumo energético mais sustentável, constituído a partir de resíduos da biomassa do coco. O foco da parceria entre a Energia Pecém e a UECE será a avaliação da queima associada entre o biocarvão e o carvão mineral para a geração de energia. A pesquisa visa ainda avaliar o uso do biocarvão produzido a partir de resíduos de esgoto pelo processamento termoquímico do lodo de estação de tratamento de esgoto. A pesquisa envolverá profissionais capacitados, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação vinculados à Uece e ao Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco).

O projeto terá 12 etapas a serem executadas, envolvendo desde a viabilidade técnica, econômica e ambiental até a tecnologia demonstrada em ambiente operacional nas instalações da usina com a substituição do carvão mineral por carvão sustentável de forma gradativa.

De acordo com a Energia Pecém, essa nova tecnologia produzirá novos combustíveis sólidos mais sustentáveis, os chamados “Carvões Híbridos”, que podem reduzir a emissão de CO2 na faixa de 20% a 45% como combustível da usina termoelétrica de Pecém I. O projeto fruto da parceria entre a Energia Pecém e a UECE busca atuar não somente na redução de resíduos de biomassa vegetal da região, mas também explorar o potencial energético desse material. A matéria-prima virá da região, a partir de uma operação logística aperfeiçoada.