Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Neoenergia Elektro intensificou o número de equipes e monitora 24 horas por dia as áreas em alerta máximo para risco de incêndios, após a Defesa Civil emitir na última quinta-feira, 29 de agosto, um novo alerta para o risco elevado de incêndios em quase todo o estado de São Paulo. As temperaturas voltam a subir entre sexta-feira (30) e domingo (01). Além de altas temperaturas, os ventos fortes podem chegar aos 60km/h e a falta de chuva colaboram para a propagação das queimadas. A baixa umidade relativa do ar também é um agravante.

De acordo com a Defesa Civil, a região Oeste do estado é a mais crítica com relação às temperaturas máximas. Em Andradina, por exemplo, as máximas podem chegar a 35ºC e a Umidade Relativa do Ar deve atingir níveis críticos, ficando abaixo dos 20%. Em Jales e Votuporanga, a umidade do ar deve variar entre 13% e 15%.

A empresa também realiza ações de conscientização que visam alertar a população para não utilizar fogo na limpeza de terrenos, na eliminação de lixo e para não descartar bitucas de cigarro de forma inadequada.

Só no mês de agosto, a concessionária já registrou 145 ocorrências provenientes de queimadas no interior do estado, número 4,5 vezes maior se comparado ao mesmo período do ano passado. No último final de semana, com a intensificação das queimadas, a empresa substituiu 250 estruturas compostas por postes e cruzetas. As equipes levaram em média 40 minutos para substituir cada estrutura.

Para reduzir o número de ocorrências provocados por queimadas, a Neoenergia Elektro informou que realiza a limpeza de faixas de servidão, poda de árvores e arbustos e remoção da vegetação ao redor dos postes. Constantemente a concessionária realiza ações educativas com a população e ressalta que a prevenção de incêndios é responsabilidade de todos. Ao adotar medidas de segurança, é possível evitar acidentes e preservar o meio ambiente.