Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras restabeleceu 100% da operação da Subestação (SE) Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na última terça-feira, 27 de agosto. A SE foi atingida pelas inundações históricas e deslizamentos no Rio Grande do Sul, ocorridos em maio deste ano. Cerca de 250 profissionais foram mobilizados pela subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul para a recomposição da infraestrutura energética, incluindo o restabelecimento completo da Subestação Nova Santa Rita e a recomposição de torres de linhas de transmissão. Com 2.688 MVA, o empreendimento responde por aproximadamente 20% da capacidade de transformação da Eletrobras no Rio Grande do Sul.

Os trabalhos no sistema de transmissão envolveram técnicos de outras regiões do país, como Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além do Rio Grande do Sul. A mobilização dos profissionais foi fundamental para o restabelecimento completo dos ativos, sendo o transformador 1 de 525 kV da Subestação Nova Santa Rita o último equipamento energizado. Neste momento, todas as linhas de transmissão entre Guaíba 3, Itá, Campos Novos, Gravataí, Camaquã e a Subestação Nova Santa Rita estão em operação, retomando a confiabilidade energética da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Durante as intensas chuvas, ocorreram diversos alagamentos, deslizamentos de encostas, erosões de solo e enxurradas com muito entulho, que afetaram várias linhas e torres de transmissão da Eletrobras CGT Eletrosul, no entanto, a empresa destacou que foram adotadas ações em todas as linhas afetadas, incluindo substituição, realocação e recuperação de diversas torres.