Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A BYD acredita que o mercado brasileiro de energia solar é muito grande e tende a se manter em franco crescimento nos próximos anos. Segundo o gerente de P&D da BYD Energy, Rodrigo Garcia, a matriz brasileira vai necessitar, principalmente com a entrada da mobilidade elétrica no Brasil, de uma maior geração de energia. “E toda essa capacidade adicionada precisa ser renovável, então a solar vai ter uma grande participação nisso”, disse.

O executivo citou à Agência CanalEnergia que pesquisas da EPE já indicam que o mercado solar é muito próspero aqui no Brasil e deve continuar crescendo. “Mas para que ele continue crescendo de forma saudável, o mercado de armazenamento de energia precisa ser desenvolvido. Atualmente temos dificuldades das concessionárias em aprovar novos projetos de energia solar, justamente por inversão de fluxo, dificuldades com a rede e os produtos de armazenamento de energia estão vindo, já existem, justamente para solucionar esses problemas, que é atenuar a intermitência da geração fotovoltaica”, explicou.

De acordo com Garcia, o Brasil precisa correr com a regulamentação desse segmento para que tenha um mercado regulado e também criar remuneração para quem for instalar esses sistemas de armazenamento para que crie esse mercado e dê viabilidade econômica para esses projetos e fôlego para que o mercado solar cresça ainda mais.

Para o gerente o mercado de energia solar é muito crescente e deve escalar cada vez mais. “Tudo em virtude da sustentabilidade dessa geração de energia, da democratização do baixo custo, da eficiência e da pegada baixa de carbono. Então, todos esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento do mercado de armazenamento de energia. Também é preciso que seja tratada a questão da intermitência da geração solar, que no Brasil está bastante acentuado”, disse.

Lançamentos

O executivo afirmou que a BYD tem uma vontade muito grande de que essa indústria cresça aqui no Brasil. “Queremos continuar o desenvolvimento de produtos nacionais para atendimento das demandas e estamos trazendo lançamentos para atender o mercado como um todo, desde a geração solar em grandes usinas e também apresentar ao mercado o que existe de melhor no mundo de armazenamento de energia com segurança, qualidade e performance para um mercado novo no Brasil que precisa ser desenvolvido”, ressaltou. A companhia já produziu mais de 2,5 milhões de módulos no país e, desta vez, as novidades são o lançamento de uma bateria altamente tecnológica, a MC CUBE-T, e do módulo fotovoltaico de 610W.

A MC CUBE-T, lançada durante a Intersolar 2024, veio para proporcionar maior eficiência energética e redução nos custos de manutenção. Além disso, é altamente integrada e carrega características específicas em seu sistema. A solução utiliza a nova geração de bateria LFP para um armazenamento de energia de longa duração. Adota a primeira tecnologia de integração CTS (cell to system ou célula para sistema) do mundo, o que garante grande capacidade.

Já o segundo lançamento, o módulo fotovoltaico de 610W, é direcionado para fazendas e usinas solares. Compacto, leve e eficiente, o painel otimiza a utilização do espaço físico para a captação solar e reduz custos com estruturas fixas e trackers em usinas fotovoltaicas de solo. Logo, diminui os investimentos para a construção de usinas e, por consequência, o valor da energia gerada. Garcia garantiu que esse produto foi pensado para usinas maiores, porém pela flexibilidade pode ser utilizado em possíveis outros projetos também.