Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve interrupção de carga de cerca de 870 MW no último sábado, 31 de agosto, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, em São Paulo, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da Enel-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.

De acordo com o Operador, às 17h33 foi iniciado o processo de recomposição, e às 19h58 foi concluída a recomposição total da carga em São Paulo. Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases. Às 19h37, foi concluída a recomposição das carga da EDP-SP e as 19h58 das cargas da Enel-SP.

O ONS relatou também que às 11h53 do último domingo, 1º de setembro, houve o desligamento automático total do sistema isolado de Roraima. A carga do Estado no momento da ocorrência era de 85 MW. A recomposição da carga iniciou às 13h03 e foi concluída às 13h40.

Em ambos os casos, os motivos ainda estão sendo apurados junto aos agentes e serão divulgados em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente.