Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras informou que o desligamento da Subestação Guarulhos que levou à falta de energia na região Nordeste e Central de São Paulo no último sábado, 31 de agosto, foi causado por curto-circuito provocado por uma pipa. Às 17h30 o corpo de uma pipa, conforme mostra um vídeo, atingiu o primeiro barramento da subestação. O curto circuito gera o acionamento dos sistemas de proteção que impedem danos maiores aos equipamentos e desligam o primeiro barramento.

Doze segundos depois uma rabiola construída com linha metálica, contendo alumínio em sua composição, atinge o segundo barramento e causa um novo curto-circuito nesse último. O acionamento de equipamentos de proteção ocorre novamente conforme previsto e leva ao desligamento total da subestação, composta por dois barramentos.

A Companhia destacou que somente no ano de 2023 registrou cinco incidentes em subestações provocados por pipas, e ressaltou que soltar pipas ou balões e fazer queimadas em locais próximos a linhas de transmissão é um risco de vida para as pessoas e também um risco para o funcionamento da rede elétrica.