Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP registrou mais de 4 mil ocorrências com pipas entre os meses de janeiro a agosto de 2024 em sua área de distribuição, São Paulo e Espírito Santo, onde são atendidos 3,8 milhões de clientes.

Segundo a concessionária, por conta da brincadeira de pipas, de forma insegura, mais de 428 mil clientes no período foram impactados com a falta de energia. O total de consumidores afetados e ocorrências apresentou redução em relação ao mesmo período de 2023, mas os números ainda preocupam.

A EDP informou que realiza regularmente campanhas de conscientização e projetos educativos em suas áreas de concessão, trazendo resultados positivos como a queda de ocorrências e clientes impactados por conta de pipas. Mas os números registrados no primeiro semestre deste ano são muito significativos e é necessário a conscientização de toda a população sobre riscos envolvidos com essa brincadeira, quando realizada em espaços próximos à rede elétrica.

Em muitos casos, a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP ajuda a reduzir o impacto aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia, porém, os transtornos provocados por esse tipo de ocorrência são grandes e também podem causar acidentes com quem está soltando a pipa e a população ao entorno. Na maioria dos casos é necessário o deslocamento de equipes técnicas para realizar a retirada das pipas, limpeza da rede elétrica e o reparo dos danos causados aos equipamentos.