Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Tradener inaugurou sua primeira venda de gás natural com produção própria. A empresa, que já acumula experiência na importação de gás boliviano, expande sua atuação para a produção. O gás natural é comercializado pela Tradener, por meio de sua subsidiária Barra Bonita Óleo e Gás, localizada em Pitanga, no estado do Paraná. O poço, que iniciou operações em julho de 2022, tem uma capacidade plena de produção de até 100 mil m³/dia. O contrato prevê a venda inicial de 40 mil m³/dia em 2024, com um aumento significativo de volume em janeiro de 2026 atingindo 80 mil m³ diários.

A comercialização será realizada em parceria com a GNLink, empresa sediada no Rio de Janeiro, que irá comprar o gás na cabeça do poço e ficará responsável por sua distribuição. A GNLink converte o gás natural em gás natural liquefeito (GNL), o que permitirá acessar grandes clientes localizados a distâncias superiores a 1.000 km. Contudo, o mercado prioritário será o próprio estado do Paraná.

Segundo a Tradener, a comercialização de gás natural no Brasil sempre foi um dos objetivos estratégicos da empresa. A experiência adquirida com a UTE BBOG foi crucial para viabilizar a venda de gás natural ao mercado industrial.