Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Grupo Matrix Energia realizou sua segunda emissão de debêntures verdes no valor de R$ 100 milhões. Os recursos captados pela subsidiária Get Comercializadora serão investidos em sistemas de armazenamento de energia em grande escala, conforme os Princípios de Emissão Verde da Associação Internacional do Mercado de Capitais (ICMA). A emissão tem prazo de seis anos e a Caixa foi a instituição coordenadora líder.

A empresa afirma que o equipamento Battery Energy Storage System (BESS), que a Matrix pretende instalar para seus clientes, oferece diversas vantagens para o mercado e o sistema elétrico como um todo. Entre as principais, destaca em seu comunicado o time shifting, que permite o armazenamento de energia fora dos horários de pico para liberação durante períodos de alta demanda ou preços elevados.

Além disso, argumenta que o BESS contribui para aliviar a congestão da rede e equilibrar o sistema, especialmente em regiões como o Brasil, onde a matriz energética depende fortemente de fontes renováveis intermitentes.

A Matrix Energia lançou a unidade de negócios Energy as a Service (EaaS) no final de 2023, Expandindo seu portfólio com soluções integradas de eficiência energética e sistemas de armazenamento. A empresa espera instalar um total de cerca de 224 MWh em BESS até 2025.