Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A BBCE encerrou agosto com 54,8 mil GWh transacionados, o 4º melhor mês de sua história e do ano. O volume é 113,7% maior na comparação anual, quando o mercado enfrentava preços próximos ao piso e baixa volatilidade, e 1,7% acima do observado em julho. Os negócios movimentaram R$ 10,5 bilhões, batendo outro recorde histórico. A alta é de 373,1% na base anual e 28,4% superior a julho de 2024.

Segundo o diretor de Produtos, Comunicação e Marketing da plataforma, Eduardo Rossetti, esse montante representa mais que 1/3 de todo o ano de 2023, tendo como destaque a elevada subida dos preços para ativos com vencimento no ano, que já estavam em altos patamares. “Com o solo seco, mas baixa perspectiva de chuva e de alta de carga, os ativos para outubro, novembro, dezembro e os agrupados do 4º trimestre tiveram grande impacto de preços”, afirma.

O executivo explica que na comparação anual os volumes chamam ainda mais atenção, tendo em vista que em 2023 tivemos preços no piso, mas, entre julho e agosto, alguns preços subiram mais de três dígitos, como conferimos na tabela abaixo.

Outro recorde do período é na quantidade de contratos. Foram formalizados 13.454 em agosto, crescimento de 659,3% na relação anual e 1,6% com julho. Desse montante, 10.036 foram fechados em tela, sendo 1.030 transacionados dia 30, data posterior à realização do PMO. “Em virtude da volatilidade e da agilidade necessária para o fechamento do negócio, as operações vêm migrando para a tela”, completa Rosseti, destacando outra marca histórica.