Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O BID Invest, o Bancolombia e a Atlas Renewable Energy anunciaram o fechamento de um contrato de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento, a construção e a operação da usina de energia solar fotovoltaica Shangri-La, de 201 MWp, no departamento de Tolima, Colômbia. O pacote de financiamento inclui um empréstimo sênior garantido no valor total de COP 473,770 milhões (equivalente a US$ 113 milhões) fornecido pelo BID Invest e pelo Bancolombia.

O projeto acrescentará 160 MWac de capacidade instalada de geração de eletricidade sem carbono ao sistema energético colombiano. Isso gerará cerca de 403,7 GWh de energia limpa por ano, o equivalente a abastecer cerca de 214.000 residências e evitar a emissão de cerca de 162.000 toneladas de CO2. Dessa forma, o projeto contribui diretamente para a mitigação das mudanças climáticas, obtendo um efeito líquido na redução das emissões de gases de efeito estufa.

A usina de energia solar fotovoltaica é a quarta e a maior financiada pelo BID Invest na Colômbia e o primeiro projeto da Atlas Renewable Energy no país. O projeto contribui para a diversificação da matriz energética da Colômbia e para o fortalecimento da resiliência do sistema elétrico, especialmente durante as estações secas. Por meio desse financiamento, o BID Invest, o Bancolombia e a Atlas promovem o desenvolvimento de projetos sólidos do setor privado e apoiam a transição energética do país.

Além do empréstimo, o BID Invest supervisionará a implementação de ações pela Atlas para reforçar a estratégia de gênero existente no projeto. Entre elas, um programa será desenvolvido nas comunidades próximas ao projeto Shangri-La, com o objetivo de alcançar pelo menos 15% de participação feminina no total da força de trabalho local contratada.