fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Eletrobras assinou uma parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), instalado no polo de inovação da cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. O objetivo é elevar ainda mais a segurança cibernética na companhia. O convênio, com duração de dois anos, inclui o uso dos laboratórios do Instituto para impulsionar o aprimoramento da proteção digital na empresa.
Através da parceria, os pesquisadores e a estrutura do Inatel vão possibilitar o uso de técnicas avançadas de testes de proteções cibernéticas nos ativos da maior empresa de energia elétrica da América Latina.
De acordo com Ivan Monteiro, presidente da companhia, a segurança cibernética é dinâmica, necessária e não pode prescindir de ações ininterruptas, inovadoras e em linha com o que existe de mais avançado no mundo. “A parceria com o Inatel reafirma o lugar da Eletrobras como uma das principais empresas inovadoras do setor elétrico e garante a excelência na proteção das informações e ativos da companhia, em linha com a prioridade da empresa, que é a segurança operacional”, explicou.
O Inatel dispõe de vários laboratórios e centros de pesquisa voltados para o desenvolvimento e inovação nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. “Capitaneados pelo Centro de Segurança Cibernética do Inatel – CxSC Telecom, trabalharemos de forma integrada com intuito de atender as demandas da Eletrobras que visam suportar a proteção das informações e a segurança da estrutura operacional da companhia”, apontou o Inatel.
Desde 2020, o Inatel conta com o Centro de Segurança Cibernética – CxSC Telecom, que abrange diversas áreas de atuação, incluindo educação, certificação, capacitação, pesquisa aplicada e serviços relacionados à cibersegurança e áreas afins.