Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Cemig e o Mart Minas concluíram a negociação do primeiro contrato de autoprodução de energia do estado. O acordo no Mercado Livre de Energia vai garantir o arrendamento de parte do parque solar fotovoltaico da UFV Jusante, em São Gonçalo do Abaeté (MG), visando a autoprodução de 20 MW de potência de energia renovável a partir de maio de 2024, abastecendo 62 lojas mineiras do Mart Minas e 19 lojas Dom Atacadista, pertencentes ao grupo e localizadas no Rio de Janeiro.

A construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 377 milhões. O projeto foi desenvolvido integralmente pela engenharia da Cemig GT e viabilizado por meio de negociações entre as empresas.

A autoprodução é uma modalidade disponível no Mercado Livre de Energia, na qual as empresas geram sua própria energia, utilizando fontes renováveis e ecologicamente responsáveis. O modelo promove a independência energética por meio de diversas fontes de energia limpa, como a solar, eólica, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e reduz a dependência de fontes tradicionais, suprindo o abastecimento da empresa, sem que ela precise acionar outros geradores.

De acordo com a Cemig, dessa forma, o Mart Minas e Dom Atacadista se tornarão os primeiros clientes supermercadistas a operar com autoprodução de energia elétrica. Outro ponto importante deste acordo para a Cemig é que a parceria com o Mart Minas no Mercado Livre de Energia, está em sintonia com as estratégias da companhia de contribuir continuamente para o desenvolvimento sustentável. Com esse acordo, o grupo reduzirá suas emissões de toneladas de CO2 representando uma redução significativa de carbono devido ao uso de eletricidade pelo Grupo.