fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, segue contribuindo para a segurança energética do país. Durante o horário de pico de consumo nacional, entre 18h e 21h, Belo Monte tem gerado de forma instantânea até 2.440MW de energia limpa, evitando o acionamento de outras fontes não renováveis, que emitiriam cerca de 2,5 mil toneladas de CO2, por dia, na atmosfera.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou desde o começo de setembro que Belo Monte operasse com uma vazão mínima de 100 metros cúbicos por segundo, no lugar de 300 metros cúbicos por segundo. A estratégia é para garantir que Belo Monte consiga produzir, na segunda quinzena de novembro, mais energia do que os atuais 2440MW, quando os reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) estarão numa situação mais crítica e o período chuvoso, apenas iniciando.
De acordo com Belo Monte, praticando essa medida, o atendimento nos horários de alta demanda nacional estaria assegurado, diante do cenário de estiagem nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Essa operação permitirá que Belo Monte consiga ampliar o atendimento dos atuais 13 milhões para 33 milhões de pessoas. A Norte Energia, concessionária da hidrelétrica, aguarda a autorização do IBAMA.