fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Energisa terá cinco de suas nove distribuidoras envolvidas no processo de renovação das concessões que começará em 2026. A empresa aguarda a definição dos detalhes do novo contrato pela Agência Nacional de Energia Elétrica para iniciar a avaliação sobre as regras para garantir novos contratos.
Apesar desse momento, a perspectiva é positiva, explicou o diretor presidente da companhia, Ricardo Botelho. “Nosso interesse é sim de continuar, mas obviamente precisamos ver o contrato antes de ser fechado, precisa passar pelo conselho de administração da companhia. Precisamos entender os detalhes”, comentou ele.
As concessionárias da Energisa que estão na lista de 20 distribuidoras são a Energisa MS, MT e SE em 2027, em 2030 é a vez da Energisa Borborema e 2031 a Energisa PB. Essas distribuidoras atendem um total de cerca de 4 milhões de unidades consumidoras. A depender das regras o grupo pode pedir a antecipação, conforme estabelecido no Decreto 12.068.
Para Botelho, o prazo de 30 dias para avaliação do contrato conforme colocado pelo decreto não é o problema para a análise para a Energisa, apesar de considerar tempo apertado. A questão mais importante nesse ponto é o que a Aneel colocará no contrato que deverá durar mais 30 anos por ser um trabalho intenso que se está demandando da agência reguladora.