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A Cemig realizou um levantamento de janeiro a agosto onde aponta que 2024 deve se tornar o ano de maior impacto de queimadas no fornecimento de energia aos clientes da companhia. Durante esse período foram registradas 476 ocorrências provocadas por incêndios que prejudicaram 702 mil clientes da empresa. Esse número é mais de oito vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 85 mil unidades consumidoras tiveram o serviço interrompido em 191 episódios.

A metodologia de acompanhamento e monitoramento de impacto a clientes foi implementada pela Cemig a partir de 1995. Até o momento, segundo a companhia, o pior impacto tendo as queimadas como causa foi registrado pela empresa em 2021, quando 738 mil clientes tiveram falta de energia em função de 940 incidentes na rede elétrica da companhia.

A região da Zona da Mata Mineira teve o maior número de clientes impactados até agosto deste ano. Nos primeiros oito meses deste ano, mais de 204 mil clientes tiveram o fornecimento de energia prejudicados em 62 ocorrências na região. Se comparado ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 1.918%, quando 10.661 unidades consumidoras tiveram o serviço interrompido por incêndios em 2023.

De acordo com a companhia, as queimadas frequentemente acontecem em locais de difícil acesso, e um dos maiores desafios para as equipes de campo é chegar aos locais das ocorrências para realização das manutenções. Dessa forma, levar estruturas pesadas, como torres e postes, em áreas acidentadas, torna ainda mais complexo o reparo das redes danificadas pelas queimadas, o que pode deixar os clientes sem o serviço por um período elevado.

A companhia também realiza inspeções em suas linhas de transmissão, para identificar e mitigar riscos potenciais e tentar evitar ocorrências causadas por queimadas. Somente em manutenção preventiva, a Cemig está investindo, em 2024, R$ 311 milhões em toda a sua área de concessão.