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A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o CDP anunciaram uma parceria de dados para agilizar os relatórios ambientais corporativos no Brasil. O CDP fornecerá a CVM dados climáticos de aproximadamente 1.100 empresas brasileiras, incluindo empresas que representam 86% do mercado de capitais do país. Os dados, alinhados ao padrão climático do ISSB (IFRS S2), serão usados para facilitar o cumprimento da nova estrutura de divulgação obrigatória do Brasil.

Isso segue a recente decisão da CVM de adotar as normas do ISSB, com relatórios voluntários começando em 2024 e a conformidade obrigatória entrando em vigor em 1º de janeiro de 2026. Como principal parceiro global de divulgação climática do ISSB, a divulgação climática do CDP usa o padrão climático do ISSB como linha de base fundamental.

A parceria avança no modelo de divulgação ambiental conhecido como “escreva uma vez, leia muitas”, aliviando significativamente a carga de relatórios das empresas brasileiras. As empresas que já divulgam por meio do CDP terão automaticamente seus dados alinhados ao IFRS S2 reconhecidos pela CVM, criando uma conexão perfeita entre os padrões internacionais e os requisitos regulatórios locais.

Além do fornecimento de dados climáticos, o acordo inclui iniciativas para fortalecer as finanças sustentáveis no Brasil. A parceria também inclui o treinamento de funcionários da CVM e das companhias abertas na entrega de dados alinhados ao ISSB, bem como na divulgação de sustentabilidade com foco nas necessidades do mercado financeiro para as companhias abertas no país, o desenvolvimento de diretrizes de relatórios, educação financeira e compartilhamento de conhecimento para promover a transparência nos relatórios de risco climático. Esses esforços garantirão que os mercados de capitais brasileiros estejam preparados para atender aos padrões globais de sustentabilidade em evolução, protegendo os interesses dos investidores.

Como parte do acordo, o CDP fornecerá à CVM insights sobre as tendências nacionais e globais de divulgação financeira relacionadas ao clima, promovendo as melhores práticas em todo o mercado. A parceria impulsionará a pesquisa sobre o impacto mais amplo das divulgações climáticas na dinâmica do mercado e na estratégia corporativa.