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Com o objetivo de contribuir na redução das emissões de CO2 do festival, a Neoenergia está no Rock in Rio 2024 com diferentes ações para ampliar o movimento pela descarbonização. Quem for à Cidade do Rock irá se deparar com 43 postes de iluminação abastecidos por energia solar e 30 carrinhos elétricos a serem utilizados pela organização do evento. Ontem, foi lançado o Guia Diretrizes ESG para Festivais de Música, uma publicação com iniciativas de curto, médio e longo prazo para apoiar patrocinadores e organizadores de grandes eventos na implementação de práticas ESG. Além da Neoenergia, Coca-Cola e Rock World são algumas das empresas que participaram do projeto.

O envolvimento da Neoenergia com festivais de música começou há quase um ano, quando a companhia apoiou a primeira edição do The Town e, seguiu com o Lollapalooza Brasil 2024, ambos realizados em São Paulo pela Rock World, empresa organizadora dos três eventos.

Carro Elétrico da Neoenergia no Rock in Rio (Foto: Divulgação Neoenergia)

O guia lançado ontem foi validado pela PUC-Rio e é resultado de um trabalho integrado entre diversas empresas e especialistas em sustentabilidade, e fornece indicadores, iniciativas e estratégias organizadas por segmento como uso da água, energia e gestão de resíduos, a fim de que os pilares de ESG sejam materializados em todos o contexto do evento. As diretrizes apresentadas também estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

De acordo com Hugo Nunes, diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, a descarbonização é imprescindível para a sustentabilidade do planeta. Segundo o diretor, a companhia tem a música como um de nossos vetores de comunicação com a sociedade e por seu enorme poder transformador, especialmente, junto ao público jovem.

Proporcionalmente a cada pessoa presente no Rock in Rio, a Neoenergia doará uma lâmpada LED para escolas, hospitais, instituições sem fins lucrativos e consumidores de comunidades de baixa renda nas áreas de concessão das cinco distribuidoras – Neoenergia Brasília (DF); Coelba (BA), Cosern (RN), Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE). Pelas estimativas, esta edição deve proporcionar a troca de até 700 mil unidades. A inciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Aneel.

O lançamento do guia foi no foi realizado no Coke Studio, a plataforma global de música da Coca-Cola, que está instalada na Cidade do Rock. Nos últimos anos, a marca vem investindo em sustentabilidade com foco em gerar impactos positivos para a comunidade e ampliar a consciência ambiental dos consumidores. A Neoenergia auxiliou a Coca-Cola a levar soluções em energia limpa ao Coke Studio e conscientizar o público sobre a importância da descarbonização.


Coke Studio no Rock in Rio: energia 100%  renovável

Para Katielle Haffner, diretora de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil e Cone Sul, lançar o guia reforça o compromisso com a agenda ESG e é um chamado para criação de um legado sustentável para as próximas gerações. Segundo ela, foi entregue um documento sólido que guiará um caminho para festivais cada vez mais sustentáveis e com maior impacto positivo.

O Coke Studio é 100% suportado por energia limpa por meio da combinação de tecnologias energéticas Green Power One. A tecnologia engloba um sistema inovador de distribuição de energia limpa, combinando o fornecimento de eletricidade com Certificação I-REC, um gerador movido a 100% biodiesel e o armazenamento de energia em uma inovadora bateria de lítio 250 kV, solução poucas vezes usada no Brasil

Além disso, o Coke Studio conta com uma pista de dança cinética que transforma o movimento e o tempo de dança dos participantes em energia. A Ecopista é executada com o apoio da Neoenergia.

Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, destacou a importância de ampliar a agenda ESG e conectar consumidores à pauta em grandes eventos. Segundo ela, a publicação lançada para Festivais de Música é um convite para toda a indústria de música e entretenimento abrir conversas e compartilhar conhecimento. Ela acredita que é possível incentivar desenvolvedores de tecnologia, startups e investidores a trazer soluções que tornem nossos eventos e shows verdadeiramente sustentáveis, sem penalização financeira para os negócios