Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A GD Sun está lançando um projeto piloto de reciclagem de módulos solares em parceria com uma empresa especializada neste tipo de reciclagem. À medida que os equipamentos chegam ao fim de sua vida útil, geralmente entre 25 e 35 anos, a gestão sustentável dos materiais envolvidos torna-se essencial. Os módulos são compostos por diversos materiais, como metais (prata, cobre, alumínio), vidro, plásticos (PET) e silício, que precisam ser tratados de forma responsável para minimizar os impactos ambientais.

O projeto segue o conceito de “Aterro Zero”. Todos os resíduos são rastreados pelo Manifesto de Transporte de Resíduos, conforme a Portaria MMA nº 280. Neste projeto piloto foram destinados à reciclagem aproximadamente 7,3 toneladas de resíduos.

Segundo a empresa, atualmente, mais de 80% dos componentes de um painel solar podem ser reciclados, e novas técnicas continuam sendo desenvolvidas para aumentar ainda mais essa eficiência. Países como Alemanha e França lideram as iniciativas de reciclagem de módulos solares, enquanto, nos Estados Unidos, o Departamento de Energia (DOE) está investindo no desenvolvimento de tecnologias que tornem esse processo mais eficiente e sustentável.

Na GD Sun as peças danificadas são retiradas dos sistemas de geração de energia e armazenadas até serem enviadas para reciclagem, resultando na emissão do Certificado de Destinação Final, que atesta a correta gestão dos materiais.  A empresa informou que continua investindo em novas parcerias e soluções tecnológicas que visam aprimorar o processo de reciclagem de módulos.