Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Isa Cteep irá apoiar o desenvolvimento de um projeto de conservação ambiental: o REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação florestal) rio Muru, que contribuirá com a preservação de cerca de 40 mil hectares de florestas às margens do rio Muru, nos municípios de Feijó e Tarauacá (AC), situados no bioma amazônico.

O apoio da companhia ao desenvolvimento deste projeto foi realizado por meio do aporte de R$ 1,2 milhão no fundo de investimento Perfin Angelin, gerido pela Perfin Infra Administração de Recursos Ltda. (Perfin Infra), que alia a necessidade de preservação ao potencial das florestas para gerar benefícios econômicos. Com a geração de proventos ao longo do projeto, a Isa Cteep espera reinvestir os recursos em novas iniciativas de conservação para fomentar a preservação de forma contínua e cumprir as metas de conservação do programa Conexão Jaguar estabelecidas para 2030.

O projeto tem como principal objetivo promover a conservação de florestas e mitigar as mudanças climáticas, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa provenientes da desflorestação e da degradação florestal no Bioma Amazônico, que é considerado um dos mais ameaçados do mundo.

O REDD+ Rio Muru atuará também nos âmbitos de biodiversidade e social. Em relação à primeira esfera, serão protegidas pelo menos sete espécies de plantas e 29 espécies de animais que foram identificadas com algum grau de ameaça na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), incluindo mamíferos como a anta, o cachorro-de-orelhas-curtas, a pacarana e a onça-pintada, registrados na área do projeto. Quanto ao âmbito social, o projeto visa a atuar em áreas como infraestrutura, educação, saúde e geração de renda para proporcionar benefícios de longo prazo à comunidade local.

O apoio a essa iniciativa expande a atuação do programa Conexão Jaguar, que é desenvolvido pela empresa na América Latina, com a finalidade de promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento das comunidades locais e a mitigação das mudanças climáticas, por meio de projetos florestais em áreas prioritárias para a proteção, a recuperação e a conexão do habitat e dos corredores da onça-pintada.