Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras apresentou a primeira oferta como Agregadora de Resposta da Demanda representando uma Unidade Consumidora. Pela primeira vez um Agregador representa um cliente no processo de redução voluntária de consumo de energia. Nos últimos dias foram três ofertas despachadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), com o maior volume diário já realizado desde o início do programa estrutural, com 80 MW de redução do consumo, das 18h às 22h. Essas reduções ocorreram no sábado, 14 de setembro, segunda-feira e terça-feira, dias 16 e 17 de setembro.

A iniciativa representa uma nova linha de negócios para a Eletrobras, que passa a atuar também como Agregadora de Resposta da Demanda, ampliando sua atuação para além da geração e transmissão de energia. Segundo comunicado da ex-estatal, essa medida reforça o posicionamento estratégico da empresa como fornecedora de soluções.

O Programa Estrutural de Resposta da Demanda é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da Resolução Normativa (REN) Aneel nº 1.040/2022. O Agregador de Resposta da Demanda da Eletrobras dá suporte, representa e coordena os consumidores livres diante do Operador Nacional do Sistema na realização de ofertas voluntárias de redução do consumo de energia elétrica nos picos de demanda do Sistema em troca de receita. A Eletrobras destaca que a redução da demanda no pico evita o despacho de usinas térmicas, criando receitas para os clientes, reduzindo o custo da energia no país, aumentando a segurança do suprimento e evitando emissões de gases de efeito estufa.