Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica abriu tomada de subsídios sobre a validação das versões dos programas Decomp e Newave que serão aplicadas a partir de janeiro de 2025. Elas foram previamente testadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, com participação da Empresa de Pesquisa Energética.

As versões são a 31.27(Decomp), que será oficialmente a de nº 32; e a 29.4.1 (Newave), que será a de nº 30. Ambos fazem parte da cadeia de programas computacionais do setor elétrico utilizados no planejamento, na operação do Sistema Interligado e no cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças.

O Decomp foi aperfeiçoado pelo Centro de Pesquisa em Energia Elétrica, por meio de ajustes como o acoplamento com o modelo Newave híbrido, restrições elétricas reformuladas em CSV e acoplamento com cortes por período.

Para o Newave, foram feitos aprimoramentos como o uso das restrições elétricas especiais no período individualizado e diversas melhorias relacionadas às saídas do modelo em seu uso individualizado. Algumas das alterações aprovadas (atualização do VMinOp e micropenalidades) podem ser utilizadas de forma imediata para uso oficial pela EPE no planejamento da expansão e no cálculo de Garantia Física de usinas.

A Aneel vai receber contribuições até 4 de novembro, pelo e-mail ts019_2024@aneel.gov.br.